Com o intuito de
proporcionar o crescimento pessoal e profissional de nossos jovens, a
EEEP Lysia Pimentel acaba de fazer adesão ao Programa Círculos de
Leitura. O programa, que é uma iniciativa do Instituto Fernand
Braudel de Economia Mundial em parceria com o Governo do Estado, já
está sendo desenvolvido em cerca de 60 escolas do Estado do Ceará,
entre profissionais e regulares, abrangendo um público direto de 5
mil alunos.
O Projeto
Círculos de Leitura busca apoiar o jovem no desenvolvimento de sua
identidade, cidadania e relacionamento com a comunidade. A leitura e
o debate em grupo criam um espaço para adolescentes que querem
compartilhar experiências e ampliar o universo de conhecimento
através das palavras e do vínculo com o outro.
A coordenadora pedagógica
Sheila Brito e a professora de Língua Portuguesa, Suzerlândia
Nogueira, acompanharam dez alunos na formação de multiplicadores do
Programa, promovida pela equipe do Instituto Braudel- Norman Gall,
Catalina Pagés e Cidinha Lamas, nos dias 04 a 06 de maio no Centro
de Educação à Distância. Foram três dias de intenso aprendizado
e reflexão através da leitura de clássicos como “Fernão
Capelo Gaivota”, “O
Pequeno Príncipe”, “O caminho de Homero” e alguns contos
escolhidos de autores brasileiros e estrangeiros.
São objetivos do Programa
Círculos de Leitura
- Reforçar a formação do caráter de
alunos de escolas públicas a partir da identificação com os
clássicos da literatura mundial, preparando tais jovens para o
convívio em sociedade pautado por valores éticos e morais;
- Formar jovens lideranças capazes de
multiplicar seu conhecimento e capacidade de reflexão junto aos
colegas e à comunidade;
- Promover o hábito da leitura e
desenvolver o gosto pela literatura clássica não apenas como
atividade intelectual, mas também como produção cultural e
artística;
- Desenvolver competências cognitivas,
tais como a análise, interpretação e associação, capacidades
indispensáveis à formação de leitores críticos;
- Ampliar o acesso do jovem de baixa
renda a recursos culturais dentro e fora de seu bairro, expandindo
seu repertório;
- Sistematizar e difundir novas
estratégias e recursos educacionais para o aprendizado;
- Apoiar a formação de jovens e
adultos que promovam a prática da leitura, reflexão e debate em
suas comunidades;
- Apoiar a formação de jovens e
adultos que promovam a construção, o acesso e o uso comunitário da
biblioteca escolar.
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